• Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa
  • Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa

  • Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa

  • Paisagens do Ceará / Créditos: Raquel Pessoa
  • Acarau-CE / Créditos: Silvana Farias
  • Cruz - CE / Créditos: Silvana Farias
  • Cruz - CE / Créditos: Silvana Farias
  • Pacatuba - CE / Créditos: Silvana Farias
  • Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa
  • Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa
  • Massapê - CE / Créditos: Patrícia Costa
  • Paisagens do Ceará / Créditos: Raquel Pessoa
  • Acarau-CE / Créditos: Silvana Farias
  • Caucaia - CE / Créditos: Silvana Farias
  • Cruz - CE / Créditos: Silvana Farias
  • Pacatuba - CE / Créditos: Silvana Farias

PPGCN                          

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais

                                              

                                                  

Parceiros

 

 
 

INSCRIÇÃO

 

 

 
 

CYNTIA SANDES OLIVEIRA

 

Questionário das IES

 

 
 

 

Para atualizar a Capes com relação ao estado atual e necessidades de internacionalização das IES brasileiras com o objetivo de aprimorar suas políticas de fomento e permitir o desenho de um novo programa, solicitamos o preenchimento das informações abaixo solicitadas até o dia 17 de abril de 2017.

Itens sem definição podem ser deixados em  branco.

 

A sua contribuição é fundamental, pois a análise dos dados obtidos por meio dos questionários servirá de subsídio para o desenho do novo programa.

1.    SituaçãoatualdeInternacionalizaçãodaInstituição

 

1.1.    Liste      a   seguir  os  programas  internacionais  da  Capes  dos  quais  asuainstituiçãoparticipa  (listaremnomáximo1000caracteres)

0 / 1000    *

 

1.2.    Forneçaasinformaçõesabaixosolicitadas,comosdadosparaoanode2016easmetasparaainternacionalizaçãodapós- graduaçãodasuaIESpara2020:

1.2.1.   Porcentagemdeprofessoresdoquadropermanentequesãoestrangeiros:

1.2.1.1.       Situação(2016).Possuidados?   6%

 

1.2.1.2. Meta (2020): * 12%

 

1.2.2.   Númerodeprofessoresvisitantesepós-doutoresestrangeiros:

1.2.2.1.       Situação(2016).Possuidados?* 1

 

1.2.2.2. Meta (2020): *  2

 

1.2.3.   Númerodeprofessorescomexperiênciaacadêmicanoexterior(mestradooudoutorado,plenoousanduíche,oupós-doutorado):

1.2.3.1.       Situação(2016).Possuidados?*8

 

1.2.3.2. Meta (2020): *12

 

1.2.4.   Porcentagemdealunosestrangeiros,emrelaçãoaototaldealunosnainstituição,considerandoalunosregularmentematriculados:

1.2.4.1.       Situação(2016).Possuidados?*

 

1.2.4.2. Meta (2020): *1

 

1.2.4.3.   Informaroporcentualportipodevínculodosestudantesestrangeirosindicadosnoitemanterior:

1.2.4.3.1.        Alunosestrangeirosregularesnapós-graduação(Mestrado,doutorado,plenoousanduíche): 1.2.4.3.1.1.Situação(2016).  Possuidados?*Não

 

1.2.4.3.1.2. Meta (2020): *5%

 

1.2.4.3.2.        Alunosestrangeirostemporários(emmobilidadenobrasil)napósgraduação: 1.2.4.3.2.1.Situação(2016).Possuidados?* Não

 

1.2.4.3.2.2. Meta (2020): *5%

 

1.2.5.   Númerodeconvênioseacordoscominstituiçõesestrangeiras:

1.2.5.1.       Situação(2016).Possuidados?* 4

 

1.2.5.2. Meta (2020): *6

 

1.2.6.   Númerodeprojetosdecooperaçãointernacional,comoprojetosconjuntosdepesquisa,sendodesenvolvidoseativosnomomento:


1.2.6.1.       Situação(2016).Possuidados?*3

 

1.2.6.2. Meta (2020): * 5

 

1.2.7.   NúmerodeartigospublicadosemrevistascomJCR:

1.2.7.1.       Situação(2016).Possuidados?*78

 

1.2.7.2. Meta (2020): *90

 

1.2.8.   Númerodeartigospublicadoscomcoautoriaestrangeira:

1.2.8.1.       Situação(2016).Possuidados?*26

 

1.2.8.2. Meta (2020): *35

 

1.2.9.   Porcentagemdeaulasministradasemoutroidioma:

1.2.9.1.       Situação(2016).Possuidados?*5%

 

1.2.9.2. Meta (2020): *10%

 

1.2.10.   Númerodealunosqueobtiveramduplatitulação/cotutelacominstituiçõesnoexterior:

1.2.10.1.       Situação(2016).Possuidados?*Não

 

1.2.10.2. Meta (2020): *1

 

1.2.11.   Númerodealunosbrasileirosemmobilidadedotipodoutorado“sanduiche”noexterior(atual2016):

1.2.11.1.       Situação(2016).Possuidados?*Não

 

1.2.11.2. Meta (2020): *

 

1.2.12.   Númerodealunosdepós-graduação:

1.2.12.1.       Participandodedisciplinaslecionadasemlínguasestrangeiras: 1.2.12.1.1.Situação(2016).Possuidados?* 10

 

1.2.12.1.2. Meta (2020): *20

 

1.2.12.2.       Quepossuiuência,oucomprovantedeuência,emlínguaestrangeira:

1.2.12.3.       1.2.12.2.1.Situação(2016).Possuidados?*2

 

1.2.12.2.2. Meta (2020): *5

 

1.2.13.   Percentualdocorpotécnicocomuênciaemoutrosidiomas

1.2.13.1.       Situação(2016).Possuidados?*3

 

1.2.13.2. Meta (2020): *4

 

1.2.14.   Outro:

1.2.14.1.  

 
 

Especificar: 0 /1000

1.2.14.2.   Situação (2016). Possuidados?

 

1.2.14.3. Meta (2020):

 

Comdiferentesníveisdeenvolvimento,acooperaçãoacadêmicainternacionaldoBrasilalcançapraticamentetodosospaísesdo mundo.Noentanto,aolongodotempo,váriospaísessemostrarammelhoresparceirosinstitucionais,sejanaqualidadedasrelações comaCapes,sejanosresultadosdasaçõesconjuntascompesquisadoreseIESbrasileiros.Ospaíseslistadosnatabelaabaixosãoalguns deles.

 

1.3.    InsiranoquadroaseguiropercentualdecooperaçãodasuaIES,casopossua,comospaíseslistadosabaixoemrelaçãoaototalde países com os quaiscoopera:

1.3.1.      Alemanha*  20                                                                                                                                   0%

 

1.3.2.      Austrália*

 

1.3.3.      Canadá*


 

1.3.4.      CoréiadoSul*

 

1.3.5.      Dinamarca*

 

1.3.6.      Estados Unidos da América* 30

 

1.3.7.      Finlândia*

 

1.3.8.      França*

 

1.3.9.      Holanda*

 

1.3.10.      Irlanda*

 

1.3.11.      Itália*

 

1.3.12.      Japão  *

 

1.3.13.      Noruega*

 

1.3.14.      Nova Zelândia*

 

1.3.15.      ReinoUnido*

 

1.3.16.      Rússia*

 

1.3.17.      Suécia*

1.3.18.    Espanha 20

1.3.19.    Portugal 30

 

1.4.      AsuaIEStemdenidasdemodalidadesdefomento(tiposdebolsaouprojetosdecooperação)prioritáriasparaoprocessode internacionalização?  *Sim

 

1.5.      AsuaIEStemdenidasasáreasdeconhecimentoconsideradasprioritáriasparaoprocessodeinternacionalização?*

 

1.6.      AsuaIESpossuiumapolíticadedeniçãodeparceriasinternacionaisepaísesestratégicos?*

 

1.7.      AsuaIESpossuiumapolíticadeseleçãodebeneciáriosdasaçõesdefomento(relacionadasàinternacionalização)comdescrição deexigênciasaseremcumpridaspeloscandidatos? *

 

1.8.      AsuaIESpossuiumapolíticadereinclusãovoltadaaosestudantesapósrealizaremexperiênciasacadêmicasnoexterior?*

 

1.9.      AsuaIESpossuiumapolíticadeabsorçãodaexperiênciaacadêmicainternacionaldosdocentesediscentes?*

 

1.10.       Aspáginaswebdosprogramasdepós-graduaçãodasuaIESpossuemversãoemoutrosidiomas?*

Sim

 

1.10.1.     

 
 

NúmerodePPGscompáginasemoutrosidiomas:*

1.10.2.      PercentualdePPGscompáginasemoutrosidiomas,emrelaçãoaototaldePPGs:  *

 

1.11.       AsuaIEStemcondiçõesdereceberestudantes/pesquisadoresdeoutrospaíses?* Sim

 

1.12.    Existe,nasuaIES:

1.12.1.      Umplanodeatraçãoexaçãodedocentesepesquisadoresdoexterior?  *

 

1.12.2.      Umplanodeatraçãodediscentese/oupesquisadoresdoexterior?  *

 

1.13.       Demaneiraglobal,qualdasalternativasabaixomelhordescreveasituaçãoatualdasuaIES:*

 

1.13.1.  Por quê ?  0 / 2000   *

 


1.14.       AsuaIESpossuiumplanodeinternacionalizaçãointegrantedoPlanodeDesenvolvimentoInstitucional?*

 

1.15.       Existe,nasuaIES,umplanodecapacitaçãodeseucorpotécnicoedeservidoresparaatenderdemandasrelacionadasà internacionalização(comoaumentodeuênciaemlínguasestrangeirasedeconhecimentosinterculturais)?*

 

1.16.       Existe,nasuaIES,umescritórioouassessoriacomestruturaorganizacionalecorpotécnicodenido,dedicadoaapoiarasações deinternacionalização,(ex:negociaçãodeacordosinternacionais,suporteburocráticoaosestrangeirosnaIES,ajudacomalojamento, etc)?*

 

Projeto de Internacionalização

 

A internacionalização institucional pode ser organizada de diferentes formas a depender de cada instituição. Considerando essa diversidade, responda as questões a seguir.

 

2.1.      Paraasuainstituição,onanciamentoegestãodainternacionalizaçãodeveriaserfeitopreferencialmente(marcarapenasuma opção):*

 

2.2.      AsuaIESteriacondiçõesparaimplementarumprogramaprópriodeinternacionalização,inclusiveoperandocomrecursosglobais (própriosedeórgãosdefomento),envolvendodesdeadeterminaçãodeáreasprioritáriasatéaimplementaçãodebolsasnoexteriore atração de pesquisadores estrangeiros?  *

 

2.3.    ParaaimplementaçãoouconsolidaçãodainternacionalizaçãonasuaIES,enumereasalternativasabaixo(1a11)emordemde importância(1=maisimportante)paraospróximosquatroanos.

 

Observação:Indiqueapenasumnúmerodeprioridadeparacadaitem.Nãoserápossívelindicaromesmoníveldeprioridadeparamais de umitem.

2.3.1.      Formaçãodedoutoresemdoutoradoplenonoexterior*

 

2.3.2.      Formação de doutores com doutorado sanduíche no exterior*

 

2.3.3.      Enviodeprofessoresparapós-doutoradonoexterior*

 

2.3.4.      AtraçãodeprofessoresestrangeirosvisitantesnoBrasil*

 

2.3.5.      FixaçãonaIESdedoutorbrasileirocomexperiêncianoexterior*

 

2.3.6.     

 
 

Atraçãodeprofessorvisitantenacionalsênior(comparticipaçãonoplanoinstitucionaldeinternacionalização)*

2.3.7.      Consultoriaparaaconstruçãodeumplanoinstitucionaldeinternacionalização  *

 

2.3.8.      Aulasdelínguasparadocentes,discentesetécnicos*

 

2.3.9.      Envio de estudantes para mestrado sanduíche*

 

2.3.10.      Enviodeestudantesparagraduaçãosanduíche  *

 

2.3.11.   Outro

 

2.3.11.1.  

 
 

Outro(Descreveremnomáximo100caracteres)0/100

 

2.4.Preenchanosquadrosaseguironúmeroidealdecadaumdositensdefomentolistadosparaatenderàsmetasanuaisde internacionalizaçãodasuaIESporumperíododequatroanos(nãosetratadevalormonetário,masdonúmeronecessáriodecada item).

 

Por modalidade de bolsa

 

DoutoradoSanduíche:modalidadequeprevêarealizaçãodeestágioeodesenvolvimentodepesquisaemInstituiçãodeEnsinoe Pesquisaestrangeira,porestudantesregularmentematriculadosemcursodedoutoradonoBrasil.Constituimodalidadeemqueo estudanteapósoperíododeestudosnoexterior,dentrodoprazoregulamentarestabelecidopelaCAPES,retornaaoBrasilpara conclusãoedefesadasuatese.

2.4.1.1.1. 2018 *

 

2.4.1.1.2. 2019 *


2.4.1.1.3. 2020 *

 

2.4.1.1.4. 2021 *

 

 

ProfessorVisitante:noExteriorSênior:modalidadequeprevêarealizaçãodevisitaseorientações;ministrarcursoseaulas,bemcomo desenvolvimentodeatividadesdepesquisa,emInstituiçõesdeEnsinoSuperior(IES)estrangeiraseemInstitutosouCentrosdePesquisa eDesenvolvimentonoexterior,porprofessoreseporpesquisadoresatuantesnoBrasil,comtitulaçãoobtidahámaisdequinzeanos, cuja formação e experiência prossional representem uma contribuiçãoinovadora.

2.4.1.2.1. 2018 *1

 

2.4.1.2.2. 2019 *1

 

2.4.1.2.3. 2020 *1

 

2.4.1.2.4. 2021 *1

 

 

Professor Visitante no Exterior Júnior: modalidade que prevê a realização de visitas e orientações; ministrar cursos e aulas, bem como desenvolvimento de atividades de pesquisa, em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras e em Institutos ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no exterior, por professores e por pesquisadores atuantes no Brasil, com titulação obtida até quinze anos, cuja formação e experiência prossional representem uma contribuição inovadora.

2.4.1.3.1. 2018 *

 

2.4.1.3.2. 2019 *

 

2.4.1.3.3. 2020 *

 

2.4.1.3.4. 2021 *

 

 

ProfessorEstrangeiroVisitantenoBrasil:modalidadequeprevêarealizaçãodevisitas,orientações,ministrarcursoseaulas,bemcomo desenvolvimentodeatividadesdepesquisa,emInstituiçõesdeEnsinoSuperior(IES)brasileiraseemInstitutosouCentrosdePesquisae Desenvolvimento brasileiros, por professores e por pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência prossional representem uma contribuição inovadora para cursos de pós-graduaçãobrasileiros.

2.4.1.4.1. 2018 *1

 

2.4.1.4.2. 2019 *2

 

2.4.1.4.3. 2020 *2

 

2.4.1.4.4. 2021 *2

 

 

JovemTalentoEstrangeiro:modalidadequeprevêarealizaçãodevisitas,orientações,ministrarcursoseaulas,bemcomo desenvolvimentodeatividadesdepesquisa,emInstituiçõesdeEnsinoSuperior(IES)brasileiraseemInstitutosouCentrosdePesquisae Desenvolvimento brasileiros, por jovens cientistas de talento, estrangeiros ou brasileiros, com destacada produção cientíca e tecnológicainternacional.

2.4.1.5.1. 2018 *

 

2.4.1.5.2. 2019 *

 

2.4.1.5.3. 2020 *

 

2.4.1.5.4. 2021 *

 

 

Fixaçãodedoutorbrasileirocomexperiêncianoexterior:modalidadecomobjetivodeatrairparaopaíscientistasbrasileirosradicados noexterior,masquetenhamdestacadaproduçãocientícaetecnológicaquequeiramsexarnoBrasil.

2.4.1.6.1. 2018 *1

 

2.4.1.6.2. 2019 *1

 

2.4.1.6.3. 2020 *1

 

2.4.1.6.4. 2021 *1


 

Graduaçãosanduíche:modalidadequedeveráservoltadaapenasparaalunosdeiniciaçãocientícanoâmbitodeumprojetode cooperaçãoacadêmicaemdesenvolvimentoeprevêarealizaçãodeestágioe/ouodesenvolvimentodepesquisaouaindaarealização dedisciplinasemInstituiçãodeEnsinoSuperiorestrangeira,poralunosregularmentematriculadosemcursodegraduaçãonoBrasil. Constituimodalidadeemqueoestudante,apósoperíododeestudosnoexteriordentrodoprazoregulamentarestabelecidopela CAPES,retornaaoBrasilparaconclusãodocursodegraduação.

2.4.1.7.1. 2018 *

 

2.4.1.7.2. 2019 *

 

2.4.1.7.3. 2020 *

 

2.4.1.7.4. 2021 *

 

 

Por itens de Custeio

 

Participação em eventos no exterior: apoio a participação de professores/pesquisadores doutores em eventos cientícos no exterior, comvistasàapresentaçãodetrabalhoscientícosemeventosinternacionaisderenome.Informaronúmeroidealdeparticipantesa serembeneciadosporano.

2.4.2.1.1. 2018 *5

 

2.4.2.1.2. 2019 *5

 

2.4.2.1.3. 2020 *5

 

2.4.2.1.4. 2021 *5

 

 

Missões de trabalho: A missão de trabalho, equivale a uma viagem de curta duração (até 20 dias), de um dos membros docentes/pesquisadoresdeumprojetoconjuntodepesquisaoudeumprojetodeparceriauniversitária,aopaísdainstituiçãoparceira doexterioretemcomoobjetivoarealizaçãodeatividadesdoprojeto,alémdemonitorarotrabalhodosbolsistasemmissãodeestudo. Informaronúmeroidealanualdemissõesemcadaprojeto.

2.4.2.2.1. 2018 *3

 

2.4.2.2.2. 2019 *3

 

2.4.2.2.3. 2020 *3

 

2.4.2.2.4. 2021 *3

 

 

Projetosconjuntosdepesquisa:projetodepesquisadesenvolvidoemparceriaentreequipesdepesquisadoresbrasileirosedoexterior comanalidadededesenvolveratividadesacadêmicasoucientícas,incluindoamobilidadedepesquisadores,docentesediscentes, pormeiodemissõesdetrabalhooumissõesdeestudo(bolsas).Informaronúmeroidealdenovosprojetosconcedidosporano.

2.4.2.3.1. 2018 * 4

 

2.4.2.3.2. 2019 *4

 

2.4.2.3.3. 2020 *5

 

2.4.2.3.4. 2021 *5

 

 

Projetodeparceriauniversitária:projetoinstitucionaldeparceriaentreIESdoBrasiledoexteriorcomanalidadedepromovera aproximaçãodasestruturascurricularespormeiodointercâmbiodeestudantes,preferencialmentenamodalidadedegraduação,por meiodemissõesdeestudo(bolsas),contemplandoaindamissõesdetrabalhoaosdocentes/pesquisadores.Informaronúmeroidealde novos projetos concedidos porano.

2.4.2.4.1. 2018 * 3

 

2.4.2.4.2. 2019 *3

 

2.4.2.4.3. 2020 *4

 

2.4.2.4.4. 2021   4


Treinamentoparainternacionalização:AçõesdecapacitaçãodocorpotécnicoedeservidoresdaIESparaatenderdemandas relacionadasàinternacionalização(comoaumentodeuênciaemlínguasestrangeirasedeconhecimentointerculturais,etc).

2.4.2.5.1. 2018 *1

 

2.4.2.5.2. 2019 *1

 

2.4.2.5.3. 2020 *2

 

2.4.2.5.4. 2021 *2

 

Publicação de artigos cientícos em idioma estrangeiro

2.4.2.6.1. 2018 *50

 

2.4.2.6.2. 2019 *55

 

2.4.2.6.3. 2020 *60

 

2.4.2.6.4. 2021 *60

 

 

Outro

 

 
 


2.4.2.7.1. Especificar 0 / 1000

2.4.2.7.2. 2018

 

2.4.2.7.3. 2019

 

2.4.2.7.4. 2020

 

2.4.2.7.5. 2021

 

2.5.    QuaissãooscincopaísesconsideradosprioritáriosparaainternacionalizaçãodasuaIES?

2.5.1.   País*Alemanha

 

2.5.2.      País*Estados Unidos

 

2.5.3.      País*Portugal

 

2.5.4.      País*Espanha

 

2.5.5.      País*Austrália

 

2.6.      DescrevasucintamentecomodeveriaidealmenteserfeitoonanciamentodoprocessodeinternacionalizaçãoparaasuaIES. (Descreverem,nomáximo,2500caracteres)0/2500*

 

2.7.      DescrevasucintamentecomodeveriaidealmenteserfeitaaadministraçãodoprocessodeinternacionalizaçãoparaasuaIES. (Descreverem,nomáximo,2500caracteres)0/2500*

 

2.8.      DescrevasucintamentecomodeveriaidealmenteserfeitoofuncionamentodoprocessodeinternacionalizaçãoparaasuaIES. (Descreverem,nomáximo,2500caracteres)0/2500*

 

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